Como a Comunicação prepara os líderes para falar em nome da empresa

  • Autor Priscila Abramovitch
  • Data 10 mar 2020
A comunicação integrando a equipe em uma reunião

Saber falar em público, expor suas ideias e interagir com o próximo são habilidades de comunicação essenciais para um bom líder. Quando esse líder fala pela empresa, ele precisa carregar seus valores, o seu propósito e a suas mensagens-chave. É preciso vestir a camisa e ter o sentimento de dono. A partir disso, tem que ter conhecimento e se identificar com a marca para que o discurso saia de forma natural.

Treinamentos de comunicação são imprescindíveis para os líderes, pois assim eles terão mais propriedade ao falar e poderão transmitir as mensagens-chave da empresa de forma clara, direta e concisa. A área de treinamento do Grupo In Press conta com cursos de comunicação disponíveis para te ajudar a aprimorar isso de forma assertiva!

As responsabilidades do setor de comunicação

O departamento de comunicação é o guardião da reputação da marca, portanto, cabe à ela preparar os gestores adequadamente para falar em nome da empresa e para se comunicar assertivamente com seus pares, clientes e demais stakeholders.

Líderes bem preparados terão a confiança necessária para disseminar os posicionamentos da empresa nas mais diversas situações de comunicação. Assim, poderão estreitar laços, ganhar parceiros e respeito. O principal objetivo de um treinamento de comunicação é alinhar esse discurso com todos os líderes de todas as áreas, pois ruídos podem existir e isso gera o risco de prejudicar a imagem da sua marca.  

A cultura interna deve estar alinhada. O que isso quer dizer? Significa que os funcionários devem estar informados sobre a missão, visão e valores da empresa. O setor de comunicação deve disseminar essa cultura e cabe a ele reforçar a identidade para que seja claro internamente. Isso ajuda a filtrar os discursos e direcionar melhor as pessoas para que elas levem consigo a razão de existir da marca. Então reúna seu time e trace objetivos para que todos se comuniquem de forma ágil e eficiente pela sua empresa. Assim com uma equipe motivada, alinhada e identificando bem seu propósito, melhores resultados podem ser gerados e o público-alvo terá como entender sua proposta de forma mais clara. Então além da comunicação, é preciso fortificar a cultura corporativa.

Conteúdo interessante e explicativo

Dicas de como fazer sua comunicação ser mais assertiva

O medo de falar em público e o nervosismo são normais, mas precisam estar sob controle. Hoje em dia a comunicação assertiva precisa ser trabalhada. Em qualquer ambiente, um líder vai precisar expor suas ideias, comunicar seu planejamento e se não pratica essas competências no dia-a-dia, precisa ser treinado para desenvolvê-las. O importante é reconhecer que precisa de melhorias e a partir disso ir atrás de estratégias que melhorem a fala, a escrita, a linguagem como um todo. Deve-se levar em conta exercícios voltados às dificuldades de cada um, que possam, inclusive, ser praticados fora do trabalho. Por exemplo, quando estiverem em casa, podem treinar na frente do espelho ou falando com alguém, ganhando assim confiança para encarar grandes públicos e impressionar. 

A objetividade e clareza no discurso também são essenciais. Deve-se ter cuidado para não ser prolixo ou gerar duplo sentido em suas falas, causando confusão no time. Priorize o que é mais importante e passe a informação de forma clara e objetiva. É bom anotar tudo que já foi dito, para depois não se perder e causar dúvidas. Siga um roteiro e faça planejamento. Se atualize sempre que puder e converse com as pessoas para trocar ainda mais conhecimento. Quando se sentir inseguro, não se acanhe e busque ajuda para se aprimorar. A autocrítica é uma qualidade admirável que faz com que a pessoa possa buscar sempre melhorar e entregar os resultados da forma mais certeira possível. Errar faz parte e quando o erro for percebido, não precisa se culpar. O mais válido é sentar e conversar. Para que, assim, soluções possam aparecer e com a ajuda de todos, a correção pode ser feita.

Para você ficar ainda mais craque no assunto, o Portal Comuniquese fez uma lista  com 7 filmes que abordam o poder da comunicação para você enxergar de uma forma prática essa questão:

E nossos especialistas do Grupo In Press separaram seus favoritos:

Fome de Poder (disponível na Netflix)

– A Rede Social (disponível na Netflix)

– A onda (disponível no Telecine)

O discurso do Rei  (Disponível em vários canais)

Cumplicidade e boa convivência no trabalho

Resumindo…

A comunicação é essencial para o bom funcionamento da empresa, pois ela pode melhorar ou afetar negativamente a produtividade dos colaboradores. Um dos papéis da comunicação é integrar os todos os stakeholders de uma forma natural. Além disso traçar objetivos cada vez mais claros e objetivos, para que possam ser alcançados facilmente.

Se você sente que seu time precisa de desenvolvimento para se comunicar melhor, consulte a área de treinamentos do Grupo In Press. Ela possui cursos de comunicação customizados e voltados para a realidade da sua organização. Acesse e entre em contato conosco

Veja o que falaram sobre o treinamento do Grupo In Press no comando da Porter Novelli, nossa agência de comunicação:

 

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