Conheça as 6 competências necessárias para a Liderança Corporativa

  • Autor Priscila Abramovitch
  • Data 10 mar 2020
A liderança corporativa como forma de guiar e direcionar o time

Você já se perguntou do que é feita uma liderança corporativa eficiente? Se você exerce o papel de líder em uma empresa já sabe que uma das suas funções é impactar pessoas todos os dias! E essa postagem é para te ajudar a resolver os questionamentos que já devem ter surgido na sua cabeça de como melhorar e se aprimorar para desempenhar com êxito o seu papel.

Uma boa liderança corporativa é composta por diversas habilidades e competências. Por isso, a equipe de treinamento do Grupo In Press reuniu a sua experiência sobre o assunto e listou algumas delas para que você possa analisar o seu próprio comportamento e descobrir onde pode se dedicar mais para obter melhores resultados. 

Dê uma olhada nas competências que separamos para te ajudar a aprimorar sua liderança corporativa:

  • Bom relacionamento

Criar laços e saber se relacionar com o outro são pontos primordiais para garantir a liderança corporativa. Um bom líder consegue se relacionar bem, não só com a sua própria equipe, mas também com as demais. Se conectar e interagir com o máximo de pessoas possíveis aumenta seu conhecimento sobre outras áreas e agrega muito valor ao seu trabalho diário. Além disso, o bom relacionamento propicia um ambiente mais agradável de se trabalhar. Com isso, o seu time se sentirá bem e terá mais confiança na sua liderança.

  • Planejamento

Planejamento é a espinha dorsal do negócio. O líder precisa planejar sua agenda, as entregas, as atividades e demandas para que tudo seja organizado e que posteriormente saiba exatamente o que precisa ser entregue ou revisto dentro do processo. Essa organização vai ser reconhecida pela equipe, dando mais direcionamento e enfatizando sempre o que é prioridade e o que não é. Planeje com antecedência, marque reuniões, demonstre que você está focado e dedicado a cada projeto. Seja pontual, seu time espera comprometimento da sua parte com os horários. Por exemplo, se você marcar uma reunião em equipe e atrasar, pode parecer desinteresse da sua parte com o time. Isso pode minar aos poucos sua liderança. Portanto,  cuidado!

Uma pesquisa feita pela Gartner revela que apenas 50% das empresas se consideram bem equipadas para que novos profissionais assumam a liderança no futuro. Para garantir líderes qualificados, as empresas devem lidar com cinco riscos fundamentais: Negligência, Subdesenvolvimento, Falta de planejamento, Pipeline homogêneo e Falta de transparência.

  • Saber delegar

Um bom líder sabe reconhecer as qualidades e atribuições individuais da sua equipe. Com isso, pode delegar facilmente tarefas específicas, pensando sempre no resultado do todo. Tendo isso em mente, ele pode garantir as entregas e unificar tudo para alcançar o objetivo traçado. É necessário também direcionar prazos e objetivos para o controle ser mais eficaz. Use sua comunicação para não deixar nada faltar.

O líder no comando de uma reunião direcionando a equipe

  • Reconhecer o trabalho do outro

Não basta só fazer um bom trabalho, também é necessário reconhecer o esforço e trabalho do outro. Um líder inspirador quando dá o reconhecimento, mostra respeito aos funcionários e faz com estes tenham mais motivação para exercer suas tarefas. É como se fosse um impulso e aquele gás que ele estava precisando para fazer ainda melhor.

  • Autocrítica e abertura para ouvir feedbacks 

Ter em suas mãos o poder da liderança não é uma tarefa fácil. Por isso, sempre tente avaliar sua performance, onde você pode melhorar, que competência você pode desenvolver, pensar em alguns erros cometidos para que eles não se repitam. Esteja atento aos feedbacks e observe o clima no ambiente, como você pode fazer para torná-lo cada vez mais agradável e tranquilo. Marque reuniões mensais com a equipe para ouvi-los e também para passar suas expectativas.

  • Boa comunicação

O que não pode faltar para uma boa liderança corporativa é uma boa comunicação. Os pontos citados acima só serão bem executados se essa competência existir. Saber falar em público e se expressar com facilidade são características que podem fazer de você um profissional com credibilidade, além de inspirar outras pessoas. Ter “lábia” para explicar uma ideia, ser claro, objetivo e transparente são aspectos muito importantes e que devem ser trabalhados. Com isso, você exerce o poder de persuasão e ganha a atenção da sua equipe. 

Use a sua fala para influenciar pessoas e passar o máximo de confiança. Para obter um vasto repertório e poder ter credibilidade quando fala, faça pesquisas e obtenha conhecimento extra por meio de livros, reportagens e não se acanhe para tirar dúvidas com especialistas. Quanto mais bagagem você tiver, melhor sua comunicação. Você terá mais segurança quando falar e terá mais referências para mencionar.

Resumindo…

A comunicação é o ponto de partida para o líder ter sucesso e impactar sua organização. Essa habilidade interpessoal tem o poder de influenciar times e passar uma mensagem eficaz que inspire pessoas. Dessa forma, é possível obter comprometimento, motivação e responsabilidade. A liderança andando lado a lado com a comunicação promove um ambiente participativo e organizado. A equipe terá como enxergar uma figura de comando, além de crer no cumprimento total dos objetivos. O líder tem a visão de alinhar as competências individuais com os propósitos estratégicos da corporação. Para saber liderar, é preciso antes de tudo saber se comunicar

Agora que você já sabe as competências esperadas para uma excelente Liderança Corporativa, pode se auto avaliar e compreender quais dessas você já está entregando e quais precisa aprimorar!

Uma dica para o seu desenvolvimento é procurar por treinamentos de comunicação focados nas suas necessidades, que podem ser feitos in company, como os treinamentos do Grupo In Press, que possui cursos de comunicação customizados, voltados para a realidade da sua organização. Confira!

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